Saiba a relação entre a manutenção do caminhão e a economia de combustível

Em meio aos constantes aumentos no preço dos combustíveis, encontrar formas de economizar na hora de abastecer é importante. Para quem trabalha como caminhoneiro e vive nas estradas essa preocupação é ainda maior. Mas, você sabia que tem como economizar com combustível fazendo a manutenção do caminhão corretamente?

Poucos sabem, mas através da manutenção preventiva do caminhão é possível obter uma economia de até 15% no consumo do combustível. Outras medidas atreladas a esse serviço também contribuem para diminuir custos ao abastecer o veículo.

Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre como a manutenção do caminhão pode ajudar o caminhoneiro a reduzir suas despesas com combustível.

Como a manutenção do caminhão ajuda a economizar combustível?

O serviço de manutenção preventiva veicular influencia diretamente no consumo de combustível pelo veículo, isso porque, desde o serviço mais simples, como calibrar os pneus ou promover o correto alinhamento e balanceamento das rodas.

Até reparos mais complexos são feitos com o objetivo de preservar as características originais do caminhão. Com isso, há um ganho em sua performance, que se traduz em menos consumo de combustível nas estradas.

A manutenção ajuda a evitar falhas na condução

Com a manutenção sendo feita corretamente, o caminhoneiro também deixa de cometer vários erros comuns em sua condução. Por exemplo, calibrando corretamente os pneus, o caminhoneiro evita acelerações desnecessárias que podem levar a frenagens abruptas.

Isto, por sua vez, ajuda a reduzir o consumo de combustível em até 10%. Mas não é só isso; aliado a manutenção do caminhão, práticas como trocar de marcha corretamente e usar combustível de boa procedência também levam a uma maior economia de combustível.

 Muita atenção ao usar combustíveis alternativos

No intuito de economizar com abastecimento, muitos buscam por combustíveis alternativos, como GNV. Contudo, antes de fazer a conversão é importante considerar vários fatores, como:

  • O investimento necessário para fazer a conversão
  • O custo envolvido com as inspeções anuais e a manutenção do caminhão
  • Os perigos associados a esse tipo de conversão
  • Nível de depreciação que o veículo terá em uma possível revenda

Como pode perceber, o uso de combustíveis alternativos, mesmo com a manutenção adequada, pode não gerar toda a economia que se imagina. Por isso, pense bem antes de tomar essa decisão.

Manutenção do caminhão – Dicas extras para quem deseja economizar

Além das recomendações citadas acima, o caminhoneiro que deseja rodar em segurança e ainda economizar com combustível deve colocar em prática algumas dicas simples:

Fazer o correto alinhamento da direção e balanceamento das rodas a cada 10 mil quilômetros rodados é uma delas. Também é importante abastecer em postos confiáveis, que usam combustível de boa qualidade.

Além disso, não esqueça de realizar a troca de óleo na quilometragem indicada pelo fabricante. E também de promover todos os reparos necessários durante a manutenção para evitar paradas desnecessárias na estrada.

Adotando essas dicas e mantendo a manutenção do caminhão em dia, você verá que os gastos com combustível em sua rotina serão muito menores.

Direito dos caminhoneiros: Conheça as leis trabalhistas e seus direitos na estrada

A rotina de quem trabalha como caminhoneiro quase sempre envolve longas horas nas estradas, o que muitas vezes dá uma sensação de liberdade. Contudo, assim como qualquer profissão, existem leis regulamentares que estabelecem o dever e o direito dos caminhoneiros.

Conhecer a fundo o que diz a Lei nesse quesito é de suma importância. Afinal, é assim que esse profissional consegue entender melhor as exigências a cumprir, assim como também os benefícios à que tem direito.

Sabendo disso, nesse artigo separamos alguns dos principais direitos e deveres do caminhoneiro. Assim, você fica por dentro de tudo acerca da regulamentação referente a sua profissão. Confira!

Direitos e deveres dos caminhoneiros – Conheça os principais

A categoria de caminhoneiro, assim como qualquer outra profissão, possui muitas obrigações a cumprir. Do mesmo modo, esses profissionais também contam com direitos que sua função estabelece. Abaixo listamos algumas delas para você conferir, veja!

Exame toxicológico

O exame toxicológico é uma medida de prevenção para garantir que o caminhoneiro esteja rodando nas estradas em boas condições de saúde. Por isso, as empresas devem fazer nos processos de admissão e demissão, assim como a cada dois anos, a análise de substâncias psicoativas.

Tolerância de peso

Outra mudança que surgiu com a publicação da Lei do Caminhoneiro em relação a quem roda nas estradas diz respeito a tolerância de peso.

Agora, só é possível transportar até 5% a mais do limite de peso total do caminhão. Para os veículos que possuem transmissão de peso por eixo, esse limite sobe para 10%.

Ausência de cobrança

Após a publicação da Lei do Caminhoneiro, os caminhoneiros que circulam com eixos suspensos ou sem carga agora não pagam mais pedágio. Além disso, esse é um direito dos caminhoneiros que se estende aos que usam dos locais de espera. Nesse caso, a cobrança do pedágio fica a encargo dos terminais de carga ou mesmo das transportadoras.

Tempo de espera

Um direito que muitos caminhoneiros possuem, mas não sabem, é de não ter o tempo de carga e descarga contabilizado em sua jornada de trabalho. Esse período também não pode comprometer a remuneração desse profissional.

Sendo assim, a legislação estabelece que se pague 30% do salário por hora de espera. Essa é uma condição que muda caso o tempo de espera ultrapasse 2 horas e o local possua condições hábeis de descanso. Nessas circunstâncias, o período de espera se converte como parte do intervalo diário de descanso.

Carga horária

A legislação estabelece o cumprimento de uma carga horária máxima de 8 horas diárias. Mediante acordo coletivo, pode ser adicionado à rotina do caminhoneiro 2 horas extras por dia, podendo essa se estender para 4 horas.

Nesse período a Lei define como direito dos caminhoneiros a existência de intervalos de descanso. Ou seja, o trabalhador nunca deve dirigir 6 horas seguidas. Nesse caso, é preciso que haja um intervalo de 30 minutos a cada 5h e meia.

Além disso, o caminhoneiro tem direito a 1 hora de almoço, que pode coincidir com sua parada obrigatória.

Período de descanso

Outro direito dos caminhoneiros diz respeito ao seu período de descanso, que deve ser de 11 horas para cada dia de trabalho. O caminhoneiro que estiver em viagem por mais de 7 dias, também pode tirar 24 horas para descanso.

Se houver revezamento entre dois motoristas na condução, então a regra muda um pouco. Nessas circunstâncias, o repouso deve ser de 6 horas por cada 72 horas dirigindo o caminhão na estrada.

Conhecer, assim como cumprir todas as determinações legais envolvendo o dever e direito dos caminhoneiros é fundamental. Afinal, assim evita-se acidentes nas estradas e também problemas de saúde em decorrência da rotina do trabalho.