Saiba a relação entre a manutenção do caminhão e a economia de combustível

Em meio aos constantes aumentos no preço dos combustíveis, encontrar formas de economizar na hora de abastecer é importante. Para quem trabalha como caminhoneiro e vive nas estradas essa preocupação é ainda maior. Mas, você sabia que tem como economizar com combustível fazendo a manutenção do caminhão corretamente?

Poucos sabem, mas através da manutenção preventiva do caminhão é possível obter uma economia de até 15% no consumo do combustível. Outras medidas atreladas a esse serviço também contribuem para diminuir custos ao abastecer o veículo.

Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre como a manutenção do caminhão pode ajudar o caminhoneiro a reduzir suas despesas com combustível.

Como a manutenção do caminhão ajuda a economizar combustível?

O serviço de manutenção preventiva veicular influencia diretamente no consumo de combustível pelo veículo, isso porque, desde o serviço mais simples, como calibrar os pneus ou promover o correto alinhamento e balanceamento das rodas.

Até reparos mais complexos são feitos com o objetivo de preservar as características originais do caminhão. Com isso, há um ganho em sua performance, que se traduz em menos consumo de combustível nas estradas.

A manutenção ajuda a evitar falhas na condução

Com a manutenção sendo feita corretamente, o caminhoneiro também deixa de cometer vários erros comuns em sua condução. Por exemplo, calibrando corretamente os pneus, o caminhoneiro evita acelerações desnecessárias que podem levar a frenagens abruptas.

Isto, por sua vez, ajuda a reduzir o consumo de combustível em até 10%. Mas não é só isso; aliado a manutenção do caminhão, práticas como trocar de marcha corretamente e usar combustível de boa procedência também levam a uma maior economia de combustível.

 Muita atenção ao usar combustíveis alternativos

No intuito de economizar com abastecimento, muitos buscam por combustíveis alternativos, como GNV. Contudo, antes de fazer a conversão é importante considerar vários fatores, como:

  • O investimento necessário para fazer a conversão
  • O custo envolvido com as inspeções anuais e a manutenção do caminhão
  • Os perigos associados a esse tipo de conversão
  • Nível de depreciação que o veículo terá em uma possível revenda

Como pode perceber, o uso de combustíveis alternativos, mesmo com a manutenção adequada, pode não gerar toda a economia que se imagina. Por isso, pense bem antes de tomar essa decisão.

Manutenção do caminhão – Dicas extras para quem deseja economizar

Além das recomendações citadas acima, o caminhoneiro que deseja rodar em segurança e ainda economizar com combustível deve colocar em prática algumas dicas simples:

Fazer o correto alinhamento da direção e balanceamento das rodas a cada 10 mil quilômetros rodados é uma delas. Também é importante abastecer em postos confiáveis, que usam combustível de boa qualidade.

Além disso, não esqueça de realizar a troca de óleo na quilometragem indicada pelo fabricante. E também de promover todos os reparos necessários durante a manutenção para evitar paradas desnecessárias na estrada.

Adotando essas dicas e mantendo a manutenção do caminhão em dia, você verá que os gastos com combustível em sua rotina serão muito menores.

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?