Você sabe quais são as peças de caminhão que mais precisam de manutenção?

Para garantir viagens tranquilas e seguras, é importante que o caminhoneiro tenha muita atenção ao veículo e suas peças. Mas você sabe quais as peças de caminhão que mais necessitam de revisão e manutenção?

Acompanhe esse artigo e conheça os prejuízos de não realizar a manutenção no caminhão. Além disso, veja também quais são as peças que necessitam de manutenção constante no caminhão.

Prejuízos de não fazer a manutenção no caminhão

Estar atento as peças de caminhão e a manutenção preventiva constante é fundamental para quem vive viajando. Afinal o dia a dia nas estradas contribui para a diminuição da vida útil dos componentes dos sistemas do veículo.

Seja pela qualidade precária das rodovias ou então pelo deslocamento em estradas de terra e afins, a verdade é que não realizar a manutenção das peças de caminhão com frequência pode causar vários prejuízos, tais como:

  • Atraso de entregas
  • Qualidade de serviço prejudicada
  • Custos de manutenção bem maiores
  • Risco à segurança no trânsito
  • Insatisfação do cliente final
  • Pane geral
  • Perda de dinheiro
  • Perda de tempo
  • Exposição a perigos na estrada

Quais peças de caminhão merecem mais atenção?

Dar atenção a mecânica e manutenção do caminhão é um cuidado indispensável na rotina de qualquer caminhoneiro. Afinal, devido ao uso constante do veículo, é normal que algumas peças acabem se desgastando e necessitando de revisão.

Acontece que sempre tem aquelas peças que se desgastam mais do que outras, exigindo manutenções recorrentes. Veja abaixo quais são as peças de caminhão que precisam de manutenção mais constantemente e que deve ficar atento a elas.

Freios

Os freios são peças que precisam estar sempre em bom funcionamento. Principalmente em veículos pesados que carregam cargas e exigem maior esforço ao frear. O atrito causa desgaste frequente nessas peças e pode superaquecer componentes causando avarias com maior frequência exigindo manutenção constante.

Suspensão

A suspensão tem grandes chances de apresentar desgastes em molas, amortecedores, bolsas de ar e bandejas. Isso acontece pelo uso frequente desses componentes, do peso do veículo e das cargas carregadas.

Além disso, a má qualidade das vias também pode trincar ou romper as peças de caminhão desse sistema. O que acaba exigindo manutenções recorrentes no caminhão para reparo ou substituição de peças na suspensão.

Motor

O conjunto do motor que merece atenção vai desde o radiador, óleo e fluídos. Até o motor de partida e sistema de injeção de combustível.

No geral, problemas no motor podem ser facilmente percebido através de barulhos no motor, bem como luzes do painel. Nesse caso, a dica é ficar bem atento a manutenção preventiva. Sobretudo porque as manutenções corretivas nesses componentes tendem a ser bem caras.

Pneus

Condições como calibragem inadequada, excesso de carga, buracos na pista, alta velocidade em curvas ou então choque com obstáculos favorecem o desgaste rápido dos pneus merecendo uma atenção maior e frequentes revisões.

Sistema Elétrico

As peças de caminhão elétricas como lâmpadas, sensores, alternação, bateria, bobinas e outras mais merecem revisões constantes já que pode causa funcionamento incorreto e sobrecarga da parte elétrica do caminhão.

Embreagem

A embreagem é uma das peças de caminhão que mais quebra pelo seu uso frequente e desgaste rotineiro podendo causar prejuízos tanto a caixa de câmbio, quanto ao disco motos aumentando gastos com reparos, por exemplo.

Verificar com frequência o óleo motor, assim como realizar manutenção preventiva, evitar sobrecarga, fazer rodízio e calibragem correta de pneus, entre outros cuidados pode ajudar a prolongar a vida útil dessas peças de caminhão. Portanto mantenha sua atenção e redobre os cuidados.

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?