Sua caixa de direção não funciona bem? Veja o que fazer

Todo caminhoneiro, assim como quem trabalha em oficina mecânica, sabe que a caixa de direção é uma peça muito importante que serve basicamente para converter a rotação do volante em movimento horizontal e transmiti-lo para as rodas.

Contudo, o que a maioria não faz ideia é sobre como identificar quando a caixa de direção está com algum problema. E o que fazer para soluciona-lo.

Se este é o seu caso, não se preocupe. Nesse post, mostraremos alguns dos problemas mais comuns envolvendo essa peça. E como você deve proceder para resolver cada um deles do jeito certo, bem como sem comprometer o desempenho do seu caminhão.

Confira!

Principais problemas envolvendo a caixa de direção

Basicamente, existem alguns problemas que afetam a caixa de direção do caminhão e que costumam ocorrer com mais frequência. E entre os principais, estão:

1.    Folga na caixa de direção

Esse problema se caracteriza quando, ao fazer o giro do volante, o movimento não é transmitido para as rodas do caminhão.

Geralmente, o desgaste da cremalheira, assim como do pinhão, pode causar essa folga. E esse tipo de problema ocorre mais constantemente em caminhões de modelo antigo, o que não quer dizer que modelos novos também não apresentam esse problema.

2.    Ruídos ao manobrar o caminhão

Se você estiver dirigindo, principalmente em curvas mais acentuadas, e perceber a presença de barulhos e ruídos, isso pode ser um indicio de que sua caixa de direção está com problemas.

Isso porque o volante do seu veículo não pode, em momento algum, apresentar algum tipo de barulho. Mas, caso isso esteja acontecendo, existem algumas possíveis causas que podem estar gerando o barulho no seu caminhão. Desde mangueira de pressão com defeito, até obstrução de mangueiras, nível de óleo reduzido, problemas com retentores, entre outros.

3.    Volante trepidando

Muitas vezes, quando se está na estrada e o volante começa a trepidar, é comum se achar que o problema seja em outros componentes do veículo. No entanto, essa trepidação pode ser um indicativo de algo não vai bem com sua caixa de direção, principalmente se ela ocorre enquanto você dirige em velocidade baixa.

4.    Direção dura

Se o seu caminhão possui direção elétrica ou hidráulica e você sente que a direção está muito dura, então isso significa que há problemas em sua caixa de direção e também no sistema de suspensão do veículo.

O que fazer quando a caixa de direção apresenta problemas?

Para não ter problemas com sua caixa de direção, você deve fazer a manutenção periódica do seu veículo.

Agora, se esta peça está apresentando algum dos problemas citados acima, o mais prudente é que procure uma assistência especializada no assunto para identificar corretamente o problema, bem como providenciar o seu reparo, utilizando peças que possa oferecer a você toda a garantia e segurança na condução do seu veículo.

Na LNG é possível encontrar peças com a garantia de qualidade e segurança que o seu caminhão precisa para rodar tranquilamente pelas estradas. Entre em contato com sua oficina e verifique se ela trabalha com as peças LNG. Assim, você terá a garantia de que o seu caminhão está recebendo o melhor tratamento possível.

Quer ser distribuidor LNG?