Rastreabilidade de produto: você sabe a importância para o frete de carga?

Grande parte das mercadorias no Brasil são transportadas através das rodoviárias. Em razão disso, o caminhoneiro ou empresa que trabalha com operações de frente e que deseja levar mais segurança para sua rotina, precisa realizar a rastreabilidade de produto.

Mas, o que seria essa rastreabilidade de carga? Como ela funciona na prática? Qual a diferença entre rastreabilidade e monitoramento de carga? Por que ela é importante no transporte de cargas?

São muitas questões envolvendo esse assunto. Por isso, preparamos esse artigo para que você entenda melhor sobre a importância da rastreabilidade de produto nas operações de frete. Confira!

O que é rastreabilidade de produto?

Basicamente, a rastreabilidade de um produto consiste em um processo que permite, através de ferramentas como GPS, radiofrequência ou então telemetria, identificar a localização de uma carga.

Como funciona

Com a rastreabilidade de produto é possível registrar ocorrências durante a logística de transporte, como roubos ou desvio de rota. Dessa forma, caminhoneiros e empresas de frente conseguem promover ações preventivas para evitar que gargalos como estes aconteçam no futuro.

Além da rota que a carga realiza, a rastreabilidade de produto também fornece outras informações, como:

  • Dados sobre a aceleração do veículo
  • Período de pausa do caminhão
  • Jornada do caminhoneiro entre outras

Estas informações não são repassadas em tempo real para os gestores de rota. Contudo, eles são notificados caso ocorra alguma alteração na rota planejada.

Rastreamento de produto e monitoramento de carga são a mesma coisa?

Muitas pessoas ficam na dúvida quando se deparam com o termo rastreamento de produto. Inclusive, boa parte delas costuma confundir esse termo com monitoramento de carga. Mas será que estas expressões significam a mesma coisa?

A resposta é não. Embora tenham a mesma finalidade, que é garantir a segurança das cargas, rastreamento e monitoramento tratam-se de conceitos distintos.

O rastreamento possibilita ao gestor de frota acompanhar o histórico de localização de uma carga. Ou seja, ele permite identificar a rota do produto até a chegada ao destino, mas sem acompanhamento em tempo real.

Enquanto isso, o monitoramento de carga é uma operação que faz o acompanhamento contínuo de uma carga. Ou seja, ele monitora a carga em tempo real, até ela chegar ao seu destino.

Por que investir em rastreabilidade de produto?

A rastreabilidade de produto é uma operação de grande importância para quem faz gestão de frota. Isso poque, este processo garante algumas vantagens que vale a pena destacar, como:

Mais segurança e velocidade para a logística de transporte de carga

Fazer o acompanhamento da rota do produto ajuda a inibir a ação de criminosos, o que reduz as chances de ter sua carga roubada. Isso porque, mediante qualquer alteração na rota do veículo, as autoridades podem ser acionadas e a carga ser facilmente recuperada.

Além disso, ao identificar algum problema ou situação que possa comprometer o prazo de entrega, o gestor consegue tomar medidas rápidas para evitar atrasos ainda maiores e ainda comunicar o cliente, fornecendo a ele um novo prazo de entrega caso seja necessário.

Diminuição de extravios

Os extravios de mercadorias também representam um problema sério no transporte de produtos. Mas, com a rastreabilidade de produto é possível reduzir esse erro. Afinal, o monitoramento é feito sobre toda a cadeia logística da carga.

Controle total sobre o transporte

Com a rastreabilidade de carga, o gestor passa a ter total controle sobre o transporte, estando preparado para lidar com situações adversas. Dessa forma, é possível elevar não só a satisfação dos clientes, como também a credibilidade da sua empresa.

Então, compreendeu a importância da rastreabilidade de produto para o setor que opera com transporte de cargas? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?