Não esqueça de fazer a manutenção preventiva do seu caminhão

Ser caminhoneiro significa lidar diariamente com riscos, sejam eles atrelados ao ambiente externo, durante a condução do veículo nas estradas e rodovias ou mesmo com os cuidados necessários com o caminhão.

Isso porque a condição externa, estrutura das vias, afeta diretamente o desempenho do caminhão e itens importantes do seu conjunto de funcionamento como o sistema de iluminação, freio, amortecimento, dentre outros. Para não ser surpreendido negativamente realize regularmente a manutenção preventiva do caminhão!

Apesar disso, muitos caminhoneiros não conhecem a importância de fazer a manutenção com um mecânico de caminhão. E nem mesmo cogitam os benefícios que podem obter mantendo as condições do veículo em dia. Por isso, listaremos abaixo a importância da manutenção preventiva, as vantagens e a frequência necessária. Confira!

Importância de fazer manutenção preventiva do caminhão

A manutenção preventiva do caminhão é importante por diferentes motivos. Mas, o principal deles é sem dúvida evitar os riscos que o caminhoneiro e seu caminhão ficam expostos nas estradas.

A falta da manutenção preventiva do caminhão eleva as chances de acidentes em viagens causadas por falhas mecânicas, como danos no freio ou nos pneus do veículo.

Além disso, a falta de manutenção preventiva do caminhão provoca gastos a mais com os reparos inesperados do caminhão. Ademais, a falta de manutenção preventiva do caminhão pode fazer com que o mesmo fique parado sem condições de rodar.

Como resultado, podem ocorrer atrasos no deslocamento e, consequentemente, nas entregas a serem feitas. Dessa forma, você sofre prejuízos tanto na qualidade, quanto no rendimento do seu trabalho.

Conheça os benefícios da manutenção preventiva

Quando realizada periodicamente, a manutenção preventiva do caminhão não só evita riscos, como também oferece diversos benefícios. Ou seja, prestando esse cuidado com seu caminhão, você:

  • Aumenta o tempo de vida útil do seu veículo;
  • Previne falhas inesperadas em viagens;
  • Reduz o risco de acidentes em viagens;
  • Garante a segurança de terceiros;
  • Ganha em produtividade e eficiência nos transportes.

Com que frequência devo fazer manutenção preventiva do caminhão?

Na prática, não existe uma frequência padrão para a realização da manutenção preventiva do caminhão. Isso porque a necessidade da manutenção depende do tipo de atividade e tempo de operação do caminhão. Mas, no geral, recomenda-se a manutenção dos componentes mais importantes do veículo que são os seguintes:

  • Sistema de freios: requer manutenção ao surgimento de barulhos incomuns e de queda na performance no momento de frear o caminhão;
  • Suspensão: exige manutenção ao sinal da diminuição da estabilidade do veículo, dificuldade em se manter em linha reta e estalos anormais ao conduzir o caminhão;
  • Motor: necessita de uma manutenção de acordo com as recomendações do fabricante, incluindo a troca de óleo e o uso de produtos adequados.

Apesar das recomendações dadas acima, é importante dizer que a manutenção preventiva das demais peças também é necessária.

Por isso, o ideal é levar o veículo até um mecânico de confiança para que o mesmo avalie as condições do veículo. Afinal, ninguém entende melhor do assunto do que o profissional da área, certo?!

E você, já fez a manutenção preventiva do caminhão que usa para trabalhar? Agora que já sabe que este cuidado é indispensável para sua segurança e do seu veículo, não perca tempo. Providencie já a manutenção do seu caminhão em uma oficina mecânica de confiança e que só trabalha com peças de qualidade!

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?