Mecânico: saiba como evitar inadimplência de clientes

Um dos problemas na gestão de oficina mecânica que mais afeta o crescimento do negócio são os atrasos nos pagamentos. Afinal, o desequilíbrio entre o investimento e lucros do negócio acaba gerando prejuízos que levam muitas oficinas a fecharem as portas mais cedo. Então, como evitar a inadimplência de clientes nas oficinas?

O que fazer para inibir esse problema e manter os pagamentos em dia sem comprometer a relação com os clientes?

Para ajudar você a prevenir esse problema, separamos algumas dicas simples, porém eficientes de como evitar inadimplência de clientes. Confira abaixo!

Como evitar a inadimplência de clientes – Flexibilize suas formas de pagamento

Quem procura uma oficina mecânica muitas vezes é porque foi pego de surpresa com algum imprevisto. Diante disso, se você trabalha com opções limitadas de pagamento suas chances de sofrer com inadimplência são grandes.

Por outro lado, o mecânico que flexibiliza suas formas de pagamento, dificilmente passará por esse problema. Isso porque ele consegue dar abertura para o cliente optar pela alternativa que mais se adequa a sua realidade.

Dessa forma, além de conseguir manter os pagamentos em ordem, também eleva o nível de satisfação do cliente com sua oficina.

Quer evitar a inadimplência de clientes? Então trabalhe com política de descontos

Uma excelente forma de evitar inadimplências em oficinas mecânicas é trabalhar com politica de descontos. O que isso significa?

Você pode oferecer descontos para clientes que pagam pelo serviço a vista. Ou então para clientes que pagam sempre antes do prazo de vencimento.

Dessa forma, você estimula o cliente a querer se manter em dia com as contas. E evita que o financeiro da sua oficina sofra com atrasos ou mesmo falta de pagamentos.

Insira uma política de cobrança na sua oficina

A política de cobrança, são estratégias que ajudam a aumentar o recebimento de uma duplicata na data do vencimento. Também prevê medidas em caso de atraso, com regras claras e específicas.

É imprescindível elaborar um documento descrevendo todas as medidas que serão tomadas, em caso de atraso e não pagamento.

Além disso, existem outros tipos de estratégias na política de cobrança que ajudam a evitar a inadimplência, como:

  • Envio de lembrete acusando a data do vencimento da conta;
  • Realização de um telefonema verificando o motivo do atraso.

Se por ventura as mediadas acima não surtirem efeito, você pode aplicar medidas mais incisivas, como:

  • Cancelar os serviços para aquele cliente, por tempo indeterminado;
  • Negativação de clientes com dívidas em aberto, após um período de 30 a 60 dias.

Como evitar a inadimplência de clientes – Amplie seus meios de comunicação

O mundo está cada vez mais digital. Com isso, oferecer diferentes meios de comunicação ajuda a melhorar o relacionamento com seus clientes. E esta proximidade pode contribuir para evitar ou mesmo resolver casos de inadimplência.

Por isso, esteja presente nas redes sociais, crie um site, utilize email e até o Whatsapp. Através dessas plataformas de comunicação você pode enviar avisos sobre débitos. Ou então lembretes sobre prazos de vencimentos. E, assim, diminuir o problema de inadimplência na sua oficina.

Agora que você já sabe como evitar inadimplência de clientes, comece a elaborar suas estratégias e aumente o sucesso da sua oficina.

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