Economia para caminhoneiros – 5 dicas para diminuir o consumo do seu caminhão

Você sabia que o gasto com combustível pode corresponder a metade dos gastos relacionados ao caminhão? Quando o assunto é economia para caminhoneiros, muita gente nunca leva a direção econômica em consideração.

Contudo, este é um ponto que merece atenção. Afinal, a quantidade de combustível que seu caminhão consome pode impactar bastante seu lucro final.

Pensando nisso, preparamos esse post, onde reunimos algumas dicas de como reduzir o consumo de combustível do seu caminhão.

São dicas simples, mas que se aplicadas corretamente no dia a dia podem impactar no consumo de veículos individuais ou até mesmo em grandes rotas.

Confira!

1.    Pneus calibrados traz mais economia para caminhoneiros

Manter os pneus calibrados é um dos mais importantes critérios de economia para caminhoneiro.

Os pneus quando não estão calibrados aumenta a aderência ao chão. Com isso, o motor precisa de mais força para deslocar o veículo. E a consequência disto é o maior consumo de combustível.

Além de elevar seu consumo, não calibrar os pneus também pode comprometer sua segurança nas estradas. Em condições normais, o ideial é que calibre os pneus do seu caminhão a cada 15 dias.

Se usa pouco o caminhão, a calibragem deve ser feita a cada 30 dias. Mas, se roda em grandes estradas, o ideal é promover esse cuidado antes dos 15 dias.

2.    Evitar excesso de carga

Quando o caminhão costuma rodar com o peso recomendado acaba produzindo uma economia para caminhoneiro.

Isso porque a carga excedente também faz o motor precisar de mais força para fazer o caminhão se locomover na estrada. Há pesquisas que referem que a cada 40 kg acima do recomendado, fazem aumentar o gasto de 2% no consumo de combustível.

Por isso, sempre que possível, evite rodar com excesso de carga. Lembrando ainda que carregar cargas acima da recomendação é motivo de multa.

3.    Planejar sua rota e não aumentar a velocidade

A economia para caminhoneiro começa quando ele faz um planejamento de suas rotas, evitando percursos desnecessários. O que diminui o tempo e o consumo de diesel.

Além disso, o planejamento auxilia na escolha de rotas mais curtas e mais práticas. A utilização de um GPS pode ser uma ótima opção, porque com ele você consegue ter um panorama mais amplo de todas as rotas possíveis.

Outra questão de economia para caminhoneiro está relacionada a velocidade, pois velocidades médias produzem menos gasto com combustível.

A velocidade que fazem os veículos gastarem menos é na faixa de 40 a 70 km/h. Acima disso, o motor precisará de mais combustível para funcionar bem.

4.    Revisões frequentes

Quanto mais ajustado o veículo estiver, menos combustível ele irá utilizar. Um exemplo clássico é a substituição de filtros, balanceamento a cada 15 mil km, assim como a troca de óleo e a manutenção do sistema de resfriamento. Todos estes cuidados mantêm o motor funcionamento adequadamente. Como resultado, seu caminhão passa a consumir menos combustível em cada rota.

5.    Equipe em constante treinamento

O treinamento dos motoristas é essencial para a economia dentro da frota. Os profissionais que são melhor instruídos, dirigem melhor, conhecem bem as rotas. E, com isso, poderão gerar mais economia de combustível.

O treinamento melhora também a segurança, assim como a manutenção dos caminhões.

Após essas dicas faça o teste, bem como defina as regras na empresa em relação a economia. Você perceberá que a Gestão é fundamental para economizar!

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?