Conheça 4 dicas para evitar o desgaste excessivo do motor do caminhão

Quem trabalha como caminhoneiro ou é dono de frota, sabe o motor é uma das peças que influencia diretamente na performance diária do caminhão. Por isso, encontrar meios de evitar o desgaste excessivo do motor é fundamental. Não só para garantir uma vida útil mais longa para o motor. Mas também para reduzir os custos gerais com esse veículo.

Acontece que nem todos sabe que tipo de cuidado adotar no dia a dia para impedir que o motor do caminhão sofra com desgastes. Se você é um deles, não se preocupe.

Nesse artigo, separamos algumas dicas para que saiba como evitar o desgaste do motor do seu caminhão. Continue lendo esse artigo e veja agora quais são elas!

1. Faça manutenções preventivas e aprenda a evitar o desgaste excessivo do motor

Além de ajudar a evitar o desgaste excessivo do motor, as manutenções preventivas também contribuem com a segurança do dia a dia do caminhoneiro.

Por meio desse cuidado periódico, é possível efetuar pequenas trocas e reposições de peças no tempo certo. E, com isso, evitar que um simples problema se transforme em grandes prejuízos no futuro. Desde o óleo baixo até filtros sujos, vários detalhes podem danificar o funcionamento do motor.

Com a manutenção preventiva, você consegue lidar de forma mais efetiva com esses pequenos problemas, garantindo mais performance para o seu veículo.

2. Fique de olho nos pneus

Você sabia que manter os pneus em dia é um cuidado que também ajuda a evitar o desgaste excessivo do motor?

Pneus carecas ou até mesmo que não estão calibrados corretamente, podem exigir mais do motor veículo. Com isso, essa peça pode acaba sofrendo desgastes desnecessários ou mesmo quebrando no meio da estrada. Pneus em mau estado também colocam a segurança do caminhoneiro em risco.

Além disso, eles podem acabar exigindo mais dos amortecedores, e até mesmo elevar o consumo de combustível. E tudo isso irá contribuir para que você tenha mais gastos.

Logo, o ideal é sempre estar com seu conjunto de pneus em dia, e evitar comprar itens de segunda mão.

3. Cheque sempre o seu óleo par evitar o desgaste excessivo do motor

O óleo é responsável por lubrificar componentes internos do motor, vedar os gases que são gerados com o processo de combustão, bem como refrigerar o sistema. E tudo isso irá ajudar a evitar o desgaste excessivo do motor.

Por isso, sempre verifique como está situação do óleo. Ele precisa estar limpo, sem resíduos ou turvo.

De modo geral, as próprias fabricantes de caminhões já fazem a indicação da periodicidade ideal para fazer a troca de óleo. Contudo, dependendo da quantidade de viagens que você faça, pode ser necessário fazer essa troca com mais frequência.

4. Fuja de postos de combustível com diesel duvidoso

Combustível de procedência duvidosa é um dos maiores perigos para qualquer caminhoneiro. Além de prejudicar o funcionamento do motor, também reduz drasticamente a performance e ainda pode desencadear outros problemas, como o entupimento dos bicos injetores.

Logo, para evitar o desgaste excessivo do motor, bem como dores de cabeça, não abasteça em postos de combustível que demonstrem ter diesel duvidoso.

Sempre opte por abastecer em postos de rede conhecidas. E caso tenha dúvida se o combustível é ou não adulterado, não hesite em chamar os órgãos competentes para que eles possam averiguar sua procedência.

Portanto, seguindo as dicas acima, você amplia as chances de evitar o desgaste excessivo do motor do seu caminhão. Então não deixe de colocá-las em prática hoje mesmo. A performance do seu veículo, bem como a sua segurança e do caminhão agradecem!

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?