Caminhoneiro, você sabe quais são os acessórios proibidos para caminhão que comprometem a segurança?

O caminhão é, sem dúvida, o principal instrumento de trabalho do caminhoneiro. É neste veículo que ele também passa boa parte da sua vida e em razão disso, muitos caminhoneiros acabam personalizando seus caminhões para trazer mais conforto, praticidade e deixá-los parecidos com os donos. Acontece, que existem alguns acessórios proibidos para caminhão. Você sabe quais são eles?

Se a resposta for não, saiba que as consequências de instalar acessórios proibidos no seu caminhão pode lhe render sérios prejuízos.

Desde multas e perda de pontos na carteira caso seja parado em alguma fiscalização. Até o risco de prejudicar sua imagem junto aos seus contratantes, pois para voltar a rodar nas estradas, você terá que regularizar seu caminhão e isto resultará em atrasos nas entregas, o que não é bom para seu negócio.

Portanto, acompanhe esse artigo até o final e conheça alguns dos acessórios que não deve ter no seu caminhão. Confira!

Acessórios proibidos para caminhão – Faróis de xênon ou LED

Faróis de xênon ou de LED são personalizações que caminhoneiros e até motoristas de carro de passeio gostam de fazer. Contudo, esse tipo de alteração não é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Isso porque, esse tipo de iluminação pode ofuscar a visão de outros motoristas nas estradas, representando um risco a segurança de todos. Somente é possível circular com faróis de xênon ou LED os veículos que vem com esses itens de fábrica e o motivo disso é simples!

Estes veículos foram feitos para receber esse tipo de iluminação, então seu uso passa a ser mais seguro nessas condições.

Películas para vidros

Normalmente, o caminhoneiro procura uma oficina mecânica ou loja especializada para colocar películas de vidro no caminhão. Seu objetivo com isso é trazer mais conforto térmico e privacidade no seu dia a dia de trabalho, acontece que dependendo do grau de transparência que ele oferece, a película entra na lista de acessórios proibidos para caminhão.

Isso porque, além de transgredir uma determinação legal, películas de vidro muito escuras comprometem a visibilidade do condutor, especialmente em viagens feitas à noite.

De acordo com a Resolução nº 254/2007 do Contran, a transparência permitida em películas de vidro é de 75% no para-brisa e 70% nas portas, caso a película seja mais escura que isto, você corre o risco de receber uma multa.

Luzes especiais também são acessórios proibidos para caminhão

Com o objetivo de evitar acidentes nas estadas, a Resolução nº 667/2017 do Contran é clara em suas regras envolvendo o sistema de iluminação dos veículos e o motorista que quiser personalizar seu caminhão adicionando luzes especiais, precisa segui-las à risca. Do contrário, pode receber multa ou mesmo ter seu veículo apreendido.

Painéis luminosos

Um dos acessórios proibidos para caminhão que também vale destacar são os painéis luminosos. Geralmente se coloca este acessório na dianteira dos caminhões.

Porém, seu uso pode distrair os demais motoristas nas estradas, o que eleva o risco de acidentes. Portanto, se não quer receber multas e elevar a segurança nas viagens, evite esse tipo de personalização.

Acessórios proibidos para caminhão – Molas traseiras arqueadas

Para elevar a traseira do caminhão, alguns caminhoneiros inserem molas traseiras arqueadas ou adicionam calços, contudo, este é mais um dos acessórios proibidos para caminhão que você deve evitar.

Isso porque este acessório causa uma sobrecarga nos eixos dianteiros por inclinar de forma excessiva o chassi do caminhão.

Além disso, ele também dificulta as tarefas de carga e descarga e ainda pode gerar consequências graves caso ocorra alguma colisão traseira. Portanto, evitar este acessório certamente trará mais benefícios para sua rotina que prejuízos.

Como pode perceber, existem vários acessórios proibidos para caminhão. Sendo assim, procure evitar o uso destes acessórios no seu instrumento de trabalho, para a sua segurança e de quem roda com você nas estradas.

Selo de Responsabilidade Social

Quer ser distribuidor LNG?