Caminhoneiro, você faz frete? Então tem que ler isso!

A tecnologia chegou para facilitar a vida em diversos aspectos. Através das inovações, novidades e tendências que surgem constantemente, o caminhoneiro consegue fazer uma viagem com muito mais conforto e segurança. Outro detalhe importantíssimo que a tecnologia promoveu ao universo do caminhoneiro foi o aprimoramento das suas atividades e serviços, como por exemplo, o frete.

Para te ajudar com esse serviço, separamos uma lista confiável de empresas que estão revolucionando o mercado de fretes com o apoio da tecnologia têm surgido os aplicativos de frete.

Com estes apps, você pode encontrar trabalho na sua região de forma mais ágil, segura e confiável.

Quer saber como encontrar opções de frete na palma da sua mão? Então, continua lendo e veja abaixo os 5 principais aplicativos de frete! Confira!

1.      Aplicativos de frete – TruckPad

Com funcionamento similar a uma página de classificados, o TruckPad lhe permite ver os fretes disponíveis para o dia.

Além de visualizar entregas locais, este é um dos aplicativos de frete onde você também consegue visualizar fretes para outros estados. Com este app, você tem acesso a quilometragem total, bem como o valor de cada frete disponível.

Fora isso, ao final do serviço você pode fazer uma avaliação do contratante. Totalmente gratuito e sem intermédio, o TruckPad está disponível para download em dispositivos Android ou então iOS.

2.      Fretebras

O Fretebras é um dos aplicativos de frete para caminhoneiro totalmente gratuito. Disponível para Android, iOS e também em site, no Fretebras você cadastra o seu caminhão na plataforma e aguarda o chamado das empresas para negociação.

Além de permitir um contato direto com as empresas, esse app te fornece todas as informações de cada serviço.

Isso significa que você terá acesso a um mapa com os fretes disponíveis, informações do contratante, origem e destino das cargas. Além de receber um auxílio na construção de sites.

3.      SontraCargo

Intermediando a relação entre os caminhoneiros e empresas, o SontraCargo é considerado um dos melhores aplicativos de frete pois funciona por meio de um banco de informações.  Para realizar a busca por frete, basta que você coloque os dados do seu caminhão e a sua localização. Em seguida, o app mostrará todas as cargas disponíveis.

Além de totalmente grátis, o SontraCargo fornece dados como distância, gastos com combustível e está disponível para download tanto para Android quanto para iOS.

4.      Quero Frete

Disponível para Android ou então iOS, o Quero Frete é mais um dos aplicativos de frete que você precisa conhecer.

Para realizar fretes por esse app, basta que você faça o cadastro e a descrição do seu caminhão no app. Feito isso, o app te encaminha para um catalogo onde as empresas terão acesso ao seu perfil e poderão te contratar caso se interessem.

Ao ser contratado para uma entrega, o app te fornecerá previamente todos os dados básicos do frete e permitirá o seu contato com a empresa para negociação.

5.      Brasil Fretes

Outra opção interessante de aplicativos de frete é o Brasil Fretes, também disponível para Android e iOS.  Por meio desse app é possível localizar empresas da sua região e fazer cotação para frete. Neste app, você pode encontrar serviços para todos os tipos de veículos pesados e carroceria de forma 100% gratuita e com uma interface intuitiva.

Gostou de conhecer os principais aplicativos de frete? Já escolheu o seu preferido? Ainda não? Então baixe-os gratuitamente e experimente na prática o que cada um pode te oferecer!

Mecânico, quer vender mais? Então veja essas dicas de pós-venda!

Muitos mecânicos cometem o erro de pensar que a venda acaba com a entrega do serviço. Na verdade, a fidelização de um público está vinculada a relação que a empresa estabelece com o cliente no pós-venda. Por isso, se o seu objetivo é vender mais, saiba que implementar algumas dicas de pós-venda é algo que pode ajudar você nesse sentido.

Ficou interessado? Então continue lendo esse artigo e entenda mais sobre a importância de investir em boas estratégias de pós-venda. Conheça também algumas dicas de pós-venda para adotar em seu estabelecimento hoje mesmo!

Por que investir no pós-venda é importante?

Geralmente os serviços prestados pela oficina mecânica não são permanentes. Ou seja, em algum momento o cliente pode volta com a mesma ou outra necessidade. Seja em razão de desgaste de peças, reparos no veículo, revisões e/ou manutenções entre outras demandas.

É justamente nesse momento que é possível entendermos sobre a importância de ter um contato de pós-venda estabelecido em seu negócio. Colocando em prática boas dicas de pós-venda, se cria uma relação de confiança com seu cliente e sempre que ele precisar dos serviços, se lembrará de você.

Além disso, investir no pós-venda é algo que todo mecânico precisa fazer, porque:

  • Aumenta a satisfação do cliente, pois ele fica contente com o serviço e atenção que recebe da oficina;
  • É no pós-venda que possíveis falhas no atendimento ou serviço prestado são identificados e podem ser previamente solucionados evitando reclamações e feedbacks negativos para a oficina.
  • Passa uma boa imagem da oficina, quando o cliente gosta de um serviço ele certamente compartilhará a experiência com amigos e familiares, assim é feito o marketing espontâneo, indicação e a construção de uma boa imagem do negócio.

Viu como adotar boas estratégias de pós-venda só tem a agregar ao seu negócio?

Para implementar uma política de pós-venda adequada na sua oficina, conheça agora as melhores dicas de pós-venda para oficina mecânica.

Dicas de pós-venda para oficina mecânica

Existem várias dicas de pós-venda que você pode adotar na sua oficina. Abaixo separamos algumas das principais. Confira!

1. Faça follow up

O follw up nada mais é que o acompanhamento do cliente após a finalização do serviço prestado.

Você pode fazer este acompanhamento usando diferentes canais, como skype, e-mail ou mensagens instantâneas, por exemplo. A ideia é criar um relacionamento que faça o cliente percorrer o caminho da fidelização.

Claro que esse contato não pode ser feito de qualquer jeito. Por isso, o ideal é possuir uma gestão de CRM para facilitar o processo de comunicação que compõe o follow up.

2. Ofereça descontos exclusivos

Oferecer descontos é uma das maneiras mais interessantes de aproximar o cliente da empresa.

Talvez você pense que oferecer descontos seja algo ruim para o negócio ou então que pode comprometer seus lucros, mas não é. Investindo nessa dica, você desperta o interesse do cliente usando o desconto como gatilho. Assim, sempre que precisar ele terá sua empresa na memória para buscar novos serviços com essa facilidade, por exemplo, ambos ganham com essa parceria.

3 Aprenda a identificar e a antecipar necessidades

O dono da oficina mecânica precisa estar sempre antenado, a fim de conseguir antecipar as necessidades dos clientes oferecendo uma solução, novidade e/ou promoção.

Por exemplo, a troca de óleo é algo que o cliente precisa fazer com frequência. Então você pode enviar uma notificação lembrando-o quando se aproximar a data da nova troca.

4 Escute o cliente e o priorize

De todas as dicas de pós-venda para oficina mecânica, esta é a principal. Você precisa conhecer o cliente, tenha o cadastro dele atualizado, entenda suas preferências e sempre aplique pesquisa de satisfação.

O cliente precisa entender que ele é uma prioridade para a empresa e que o bem estar dele está em primeiro lugar, assim o cliente é fidelizado naturalmente.

Coloque estas dicas de pós-venda para oficina mecânica em prática e comece a desfrutar dos resultados nas vendas e lucros do seu negócio!

5 tendências de tecnologia para caminhão que impactarão a vida de todo caminhoneiro

O avanço da tecnologia em caminhões está melhorando a vida do caminhoneiro em diversos aspectos como: segurança, comodidade e consequentemente na saúde.

Além de proporcionar viagens mais seguras, as tendências tecnológicas, também otimizam o tempo e tornam o dia a dia do caminhoneiro mais confortável. Esses pontos refletem diretamente em sua qualidade de vida e desempenho profissional. Por isso, para desfrutar dos benefícios é fundamental aderir as novidades o mais rápido possível.

Para te ajudar a ficar por dentro das novidades tecnológicas para caminhões, separamos abaixo algumas tendências que com certeza melhorarão seu cotidiano. Confira!

1. Painel digital é uma das tendências voltadas para o caminhoneiro do futuro

O painel digital é usado em carros há muito tempo. Agora, essa novidade também já existe em vários modelos de caminhões. E o objetivo é justamente para facilitar a vida dos caminhoneiros na hora de verificar alguns aspectos do veículo, como combustível, velocidade, temperatura ou então itens de manutenção.

Atualmente, 3 montadoras já oferecem modelos digitais, a Mercedes-Benz para o Actros, os novos MAN e Volvo FH, FH 16, FM e FMX. No Brasil, a previsão é que esta novidade chegue ainda este ano.

2. Diga adeus aos retrovisores

Imagina você, caminhoneiro do futuro, poder contar com a segurança e precisão de uma câmera no lugar dos retrovisores, eliminado o famoso ponto cego. Seria incrível, não é mesmo?

Pois saiba que esta é uma tendência já presente nos carros elétricos. E que nos caminhões está se tornando algo cada vez mais comum.

A câmera ficará localizada acima da janela, aumentando muito seu campo de visão. Essa tecnologia está presente nas marcas Mercedes-Benz, Actros Mirror Can,

Além do campo de visão, outro benefício dessa inovação é a visibilidade noturna, que sempre nesse caso é muito melhor. Isso porque a imagem da câmera tem definição superior quando comparada ao espelho, trazendo mais confiança.

3. Assistente de voz

Nas casas a Alexa, uma assistente de voz, já faz o maior sucesso! Agora, imagina você caminhoneiro do futuro, poder contar com uma assistente para:

  • Procurar rotas;
  • Utilizar o telefone;
  • Ficar informado sobre notícias, ou então as condições de trânsito;
  • Usar audiobooks;
  • Organizar a agenda, criando as tarefas enquanto dirige;
  • Ligar ou então desligar os dispositivos sem sair do caminhão.

Sem dúvida será muito útil! E sabendo disso, montadoras como a Volvo já pensam em implementar uma “Alexa” integrada ao caminhão.

4. Motores a GNV/GNL

Pensando em uma tecnologia que traga economia, surgiu a discussão de utilização de gás, como forma de combustível dos caminhões. Em outros lugares, como na Europa, ou então na China, já tem sido usada e parece ser sucesso.

Aqui no Brasil, a montadora sueca Scania, já apresentou em uma feira modelos a GNV e GNL. Mesmo as montadoras tendo a pretensão de lançarem modelos elétricos, assim como a hidrogênio, os modelos a gás são mais sustentáveis.

5. Cabines mais espaçosas

Pensando no conforto do caminhoneiro do futuro, a cabine maior pode ser um diferencial para esses profissionais.

Sabendo disso, a Volvo já desenvolveu a cabine XXL aumentando 25 centímetros de espaço resultando em 600 litros extras.

Nesse sentido, o caminhoneiro poderá ter um ar-condicionado ou até mesmo um frigobar. Porém, as montadoras esbarram em legislações sobre o tamanho. Então, não basta só querer aumentar.

No Brasil, o Contran considera as medidas para caminhões somando o total da composição, desde o para-choque frontal até o para-choque traseiro, o que dificulta a expansão do tamanho da cabine.

Contudo, algumas montadoras já conseguiram se adequar e estão produzindo as cabines XXL, as principais são:

  • Scania;
  • Volkswagen

Enfim, após conhecer as tendências, parece que a vida do caminhoneiro será muito mais confortável. O que achou das tendências para o caminhoneiro do futuro? Qual delas mais chamou sua atenção? Comente abaixo!