Veja essas dicas para impulsionar a sua oficina mecânica em 2021!

Para captar clientes e se posicionar no mercado, é importante repaginar sua oficina mecânica. E tirar aquela ideia errada de que este é um local sujo e desorganizado.

Mas como fazer isso? Em quais pontos focar para impulsionar sua oficina, atrair e fidelizar clientes, gerando assim uma boa receita para o seu negócio?

Diferentemente do que muitos pensam, para dar essa repaginada não é preciso muito esforço. Apenas adotando algumas dicas simples e prática, é possível dar um up no seu estabelecimento e torna-lo ainda mais competitivo.

Quer saber quais são elas? Então continue sua leitura e veja as dicas que separamos abaixo. E que podem ajudar você a impulsionar sua oficina mecânica em 2021.

Quer impulsionar sua oficina mecânica em 2021? Invista em ferramentas avançadas

Com o avanço da tecnologia, está mais fácil desenvolver as atividades de uma oficina mecânica, não sendo necessário perder tempo desmontando milhares de peças.

Atualmente já é possível, através de aparelhos eletrônicos, scannear os defeitos dos automóveis. E resolver diretamente o problema, sem precisar contar apenas com a intuição do profissional.

Além de reduzir o tempo para verificação do problema, o uso de ferramentas avançadas em sua oficina, também permite atender mais clientes por dia, elevando sua produtividade sem comprometer a qualidade do serviço.

Aposte em um ambiente limpo e organizado

Evite deixar sua oficina suja de graxa e desorganizada. Isso porque, além de conferir uma péssima imagem para sua oficina, também dificulta a execução dos processos diários.

Por outro lado, uma oficina limpa e em ordem, traz mais valor para o negócio, gera credibilidade e confere mais conforto e segurança aos funcionários e clientes. Por isso, se o seu objetivo é impulsionar os resultados da sua oficina, invista em uma ambientação adequada, mantendo tudo limpo e no seu devido lugar.

Invista no Marketing digital para sua oficina mecânica

Com as pessoas cada vez mais conectadas, é importante que sua oficina mecânica esteja presente também na internet, seja através de sites ou nas redes sociais.

Essa proximidade é o que vai permitir uma maior captação e fidelização da sua clientela. Por isso, se ainda não tem um site, talvez seja o momento de pensar em criar uma página online. Também divulgue sua oficina nas redes sociais.

A utilização de um canal de suporte online também é uma ótima opção para criar uma relação de confiança entre cliente e empresa, aumentando também a visibilidade da marca.

Meios de pagamentos acessíveis

A tecnologia avançou não somente para organizar a vida das empresas, mas também para facilitar a vida dos clientes, com meios de pagamentos mais práticos.

As facilidades na hora do pagamento do serviço aumentam a chance do cliente fechar com você. Por isso, diversifique seus meios de pagamento, disponibilizando desde pagamento com cartão de crédito e débito, até transferências eletrônicas através do PIX, PayPal e Picpay.

Preços atrativos

Na hora do cliente escolher uma oficina mecânica ele procurará por um serviço qualificado e preço agradável.

Para poder obter preços mais baixos e compatíveis com o do mercado, é importante a empresa contar com um ótimo fornecedor de peças que ofereça um preço bom e agilidade na entrega da mercadoria.

Capacitação técnica

Todas as dicas acima ofertadas não terão valor se os profissionais fizerem um trabalho ruim, a oficina mecânica presta serviços. Portanto precisa possuir excelência nas atividades.

Então invista na capacitação dos seus profissionais, para que além de captar clientes você consiga fidelizá-los, porque o cliente só voltará se o serviço for perfeito.

Invista nestas dicas de ouro, bem como foque no atendimento e ofereça um serviço de qualidade, pois estes são os pilares principais para o sucesso da sua oficina mecânica!

Como a tecnologia facilita a gestão de viagens?

Todo caminhoneiro ou dono de frotas de caminhão sabe que  para garantir uma boa gestão de viagens é preciso considerar vários fatores como despesas com caminhão, combustível, quilometragem entre outras. Mas, você sabia que a tecnologia é um recurso que pode facilitar nesse processo?

A tecnologia para caminhões é capaz de garantir mais segurança para a carga e ao motorista, potencializando seu desempenho nas estradas.

Além disso, o uso de recursos tecnológicos para a gestão de viagens também reduz despesas, assim como permite a identificação de falhas. Ou então a visualização de potencialidades que você ainda não soube aproveitar em suas viagens.

Continue lendo esse artigo e veja a seguir de que forma a tecnologia pode tornar sua gestão de viagens muito mais simples e eficiente. Confira!

Como usar a tecnologia para melhorar sua gestão de viagens

Basicamente, o caminhoneiro ou dono de frota que deseja facilitar sua gestão de viagens, precisa incluir alguns recursos tecnológicos no seu planejamento. Isso porque, a tecnologia oferece alguns dispositivos que permitem ter um maior controle nesse quesito.

O uso de softwares para traçar rotas é um bom exemplo disso. Muitas vezes, com o objetivo de agilizar a viagem e garantir as entregas em tempo hábil, os motoristas de caminhão costumam pegar atalhos desconhecidos, o que nem sempre é uma opção segura para ele ou mesmo para a carga.

Com um programa que ofereça o serviço de roteirização, você elimina esse tipo de risco, já que através dele é possível definir as rotas que serão percorridas, bem como o tempo previsto que levará para concluir cada uma delas.

Assim, você otimiza o tempo de viagem, sem comprometer a segurança do motorista.

Tecnologia no controle da manutenção

Para garantir que o caminhão não seja um problema durante as viagens, as manutenções precisam estar em dia. Acontece, que programar as manutenções de forma manual nem sempre é algo fácil, pois sempre há o risco de esquecimento quanto aos prazos. Principalmente quando se trabalha com uma grande escala de veículos.

Por outro lado, contar com um sistema informatizado para dar suporte nesse controle faz toda a diferença. Isso porque através de um sistema desse tipo, você consegue:

  • Controlar os prazos das manutenções de cada caminhão
  • Verificar quais serviços foram feitos
  • Identificar as peças que deverão passar por uma vistoria futura.

Ou seja, com essa ajuda da tecnologia o controle sobre as manutenções se torna muito maior, elevando a eficiência da sua gestão de viagens.

Monitoramento de frota

Você sabia que a tecnologia pode ajuda-lo a identificar o perfil de direção de cada caminhoneiro?

Isso mesmo! Usando um programa com função de monitoramento de frota, você será capaz de acompanhar como cada caminhoneiro realiza suas viagens. Com isso, poderá formular treinamentos e capacitações para otimizar a produtividade de cada um deles e reduzir o risco de acidentes ou de multas nas estradas.

Como pode perceber, a tecnologia sem dúvida é uma grande aliada para uma gestão de viagens mais eficiente, produtiva e segura.

Gostou do artigo? Quer mais dicas? Então aproveite e confira também as melhores dicas para impulsionar sua oficina em 2021!

Caminhoneiro, quer economizar na estrada? Então leia esse post!

Em cenários de crise financeira como o que vivemos atualmente no Brasil, economizar se torna necessário em vários segmentos. E para quem trabalha como caminhoneiro essa realidade não é diferente! As estradas precárias, assim como o custo alto dos pedágios, do combustível e a baixa demanda, faz com que a busca por economia na estrada seja algo indispensável para sobreviver nesse meio.

Se você está buscando por meios para economizar mais nas estradas, saiba que adotando alguns hábitos simples é possível amenizar os gastos durante suas viagens a trabalho. Quer saber como? Então continue lendo este post!

Como economizar na estrada – Abasteça em postos confiáveis

Para ter economia na estrada é indispensável abastecer sempre o caminhão antes de sair para viagem. E, de preferência, faça isto em um posto de qualidade. Isso porque, além do preço do combustível geralmente ser maior, existem postos que fornecem aos consumidores combustível adulterado.

O combustível adulterado causa diversos problemas no motor do caminhão, como queima da bomba de combustível, ressecamento dos anéis de vedação ou então danos a injeção eletrônica.  Dessa forma, o gasto com o reparo destes danos na estrada acaba saindo mais caro.

Planeje sempre a rota de viagem

No geral, existem pelo país diversas estradas extremamente irregulares e muitas vezes em situações precárias. Nessas condições, as estradas podem acabar causando diversos prejuízos ao caminhão como danos na suspensão, desgaste dos pneus e até mesmo problemas com a carga do caminhão.

Portanto, para ter economia na estrada é indispensável planejar a rota antes. Além de evitar gastos com os danos mencionados acima, planejando a rota de viagem, você pode escolher o caminho mais curto e seguro tanto para você, quanto para a “saúde” do caminhão. Inclusive, uma dica é sempre conferir as rotas do GPS, pois nem sempre elas são as melhores.

Como economizar na estrada – Use apenas peças com qualidade comprovada

O uso de peças de baixa qualidade, embora sejam mais baratas, acabam provocando danos ao caminhão. E, no final, o concerto desses danos sai bem maior do que o valor das peças em si. Portanto, para ter economia na estrada e não prejudicar o desempenho do caminhão, opte sempre por peças com qualidade comprovada.

Isso porque, além de possuir um desempenho melhor, elas duram possuem um tempo de vida útil maior.

Faça manutenções preventivas

A falta de manutenção está entre um dos principais motivos de gastos com o caminhão na estrada. Isso porque quando a manutenção das peças e componentes não é feita, as mesmas se desgastam com o tempo e em algum momento acabam gerando danos sérios no caminhão. E muitas vezes o reparo costuma sair bem mais caro do que a manutenção preventiva.

Além da economia na estrada, o caminhoneiro que realiza a manutenção preventiva no caminhão também evita danos na sua principal ferramenta de trabalho.

Como economizar na estrada – Faça um planejamento financeiro

Outra forma de gerar mais economia na estrada é realizando um planejamento financeiro. Com um planejamento financeiro, você pode prever gastos e se preparar melhor em cada viagem.

Para isso, não esqueça de calcular os custos do caminhão por quilometragem, separar um valor para os pedágios que se cobra nas estradas. E calcular os seus custos com alimentação e demais necessidades.  Com isso, ele terá o controle dos seus gastos na estrada.

Seguindo estas dicas suas chances de fazer uma boa economia na estrada e lucrar mais em suas viagens é alta.