Como organizar oficina mecânica adotando estas 7 dicas

Ter um ambiente limpo e saber como organizar oficina mecânica é a chave para captar clientes, assim como também para criar uma boa imagem da sua empresa.

Contudo, muitos mecânicos ainda têm dificuldade na hora de manter o seu ambiente de trabalho em ordem entre um conserto e outro. Se este é o seu caso, continue lendo esse artigo e confira algumas dicas que reunimos para organizar sua oficina e elevar a produtividade dos seus funcionários.

1.    Como organizar oficina mecânica – Abuse dos recursos digitais

Para começar a organizar a sua oficina mecânica, nada melhor do que recorrer a tecnologia.  Atualmente existem diversos recursos digitais como aplicativos, planilhas e checklists que são muitos uteis na organização de estoque e de outros setores da sua oficina.

O uso desses recursos pode auxiliar ainda na redução de custos, bem como de materiais e agilizar a burocracia dentro da oficina mecânica, garantindo uma melhor experiencia aos seus clientes.

2.    Use etiquetas

Um dos problemas mais comuns quando se trata de oficina mecânica é a não identificação de ferramentas, peças ou produtos que se usa no dia a dia de trabalho.

Quando se mantém tudo misturado em um só espaço, você perde tempo para identificar cada coisa. E, com isso, pode ainda comprometer prazos de entrega e a produtividade da sua oficina.

Para resolver o problema e garantir um espaço mais organizado, procure usar etiquetas. Ou seja, separe suas ferramentas de trabalho em recipientes e coloque etiquetas identificado o que há em cada um deles.

3.    Como organizar oficina mecânica – Demarque o local por atividade

Uma ação fundamental para a efetiva organização do ambiente de trabalho, principalmente tratando-se de uma oficina mecânica, é a demarcação dos locais por atividade. Ou seja, distribui o espaço da sua oficina de acordo com as atividades que ela oferece

Dessa forma você pode manter em cada espaço, todas as ferramentas adequadas e necessárias para tarefas mais especificas. Seja para um conserto de caminhão, ou então para serviços de manutenção, troca de óleo e etc.

4.    Mantenha a limpeza em dia

Manter a limpeza em uma oficina mecânica não é fácil, porém isso é essencial não apenas para a organização do ambiente, mas também para passar uma melhor impressão do seu negócio para os clientes, mantendo-o atrativo e bem avaliado.

Por isso, antes mesmo de iniciar o expediente, certifique-se de que toda a oficina, em especial o espaço onde realiza o atendimento direto aos clientes esteja devidamente limpo e organizado.

5.    Faça a troca periódica de ferramentas e outros equipamentos da oficina

Sempre que possível, procure verificar quais entre seus equipamentos e ferramentas estão precisando de substituição.

Adotando esta dica, você consegue manter a boa aparência do seu material de trabalho. Além disso, ela também evita que você tenha que paralisar serviços por conta de problemas em alguns destes itens.

6.    Envolva os funcionários

Um fator importante em qualquer empresa é o engajamento dos funcionários nas atividades que desenvolvem. Por isso, para que sua oficina seja organizada é necessário que você oriente sua equipe sobre a importância de manter o espaço de trabalho em ordem para a produtividade do negócio.

Outro fator imprescindível é o diálogo entre todos os colaboradores, desde o mecânico até o ajudante geral. Estimule essa interação, pois isto fará toda a diferença na organização e no sucesso da sua oficina.

7.    Descarte peças que não usa mais

O acúmulo de peças sem utilidade e de rejeitos é um dos fatores que mais provoca bagunça em uma oficina. Para contornar esse problema, a dica é fazer uma avaliação e descartar peças e outros elementos que já não usa há mais de 12 meses.

Afinal de contas, se você não precisou delas por tanto tempo assim, dificilmente irá precisar agora, não é mesmo?!

Com essas dicas, fica fácil começar o ano contribuindo para a imagem da sua empresa e para a organização da mesma. Coloque-as em prática e veja as mudanças ocorrerem em sua oficina mecânica!

Seguro para caminhão: saiba quais coberturas

Sabemos como a rotina dos caminhoneiros na estrada é difícil, repleta de diversos imprevistos assim como desafios. Por conta disso, contratar seguros para caminhão é um cuidado indispensável.

Afinal de contas, este é um serviço capaz de evitar uma série de problemas futuros relacionados tanto as cargas que eles transportam quanto ao veículo em si.

Se você possui um veículo de carga e está deseja se precaver de problemas futuros, continue lendo para descobrir agora mesmo tudo sobre o funcionamento dos seguros para caminhão.

O mercado de seguros para caminhão

Os seguros voltados para o segmento de transporte de cargas é um mercado que está em alta hoje em dia e não é por acaso.

Com o aumento dos índices de violência e criminalidade nas estradas, muitos caminhoneiros e empresas que operam com transporte veem neste serviço a possibilidade de garantir mais segurança para suas cargas e veículos.

De forma similar aos veículos convencionais, o valor específico para caminhão tende a variar de acordo com algumas características.  Dessa forma, na hora de contratar uma seguradora e necessário repassar as seguintes informações:

  • Peso do caminhão e da carga;
  • Necessidades do caminhoneiro;
  • Quantidade de motoristas da empresa;
  • Tipo de carga transportada;
  • Tipo da carroceria do caminhão;
  • Região de circulação;
  • Equipamentos extras instalados.

Tipos de coberturas dos seguros para caminhão

Todos os itens citados acima criam as chamadas coberturas que as seguradoras oferecem. E estas coberturas basicamente podem ser de três tipos:

1- Cobertura básica

Costuma-se definir como cobertura básica ou simples aquela que oferece serviços como a garantia de indenização em casos de colisão, roubo ou incêndio. Esse tipo de cobertura também oferece assistência 24h em casos de danos decorrentes de condições adversas tais como chuvas fortes, alagamentos e inundações.

2- Cobertura compreensiva

A cobertura compreensiva consiste na cobertura básica, mas com a possibilidade de inclusão de itens considerados adicionais.

Além dos serviços citados acima, este tipo de cobertura oferece garantias que protegem o condutor contra danos corporais. Ou até mesmo a materiais e equipamentos do caminhão que possam ser causados por terceiros em decorrência de acidentes.

3- Cobertura adicional ou total

A cobertura adicional pode ser contratada juntamente com a cobertura básica e compreensiva para, assim, adicionar ao pacote do seguro para caminhões as proteções especificas desejadas pelo segurado.

Entre os seguros adicionais mais procurados estão a proteção de cargas perigosas, bem como a proteção contra tombamento, independente da experiência do caminhoneiro.

Principais coberturas para caminhoneiros

Entre as principais proteções aos caminhões, cargas e caminhoneiros oferecidas pelas coberturas das seguradoras destaca-se as seguintes:

·         Acidentes pessoais de passageiros

Este tipo de cobertura garante uma indenização nos casos em que ocorre a invalidez ou até mesmo morte, por acidente, do motorista ou de qualquer outro ocupante do veículo em função do acidente ocorrido.

·         Casco

Considerada o tipo de cobertura mais comum, usualmente cobre a proteção do caminhão contra danos decorrentes de colisões, roubo ou então incêndios. Em alguns casos é possível também a contratação cobrindo apenas os incidentes envolvendo furtos ou incêndios.

·         Lucros cessantes

Pode ocorrer, após um acidente relacionado a colisões ou qualquer outra causa, que o caminhão fique temporariamente impossibilitado de circular ou ser utilizado de qualquer forma.

Nestes casos, entra a cobertura de lucros cessantes, onde é providenciada uma indenização diária ao dono do caminhão até que o veículo esteja totalmente em condições de circulação. ou então que seja excedido o valor do seguro imposto em contrato.

·         Danos a terceiros

Este tipo de cobertura, cobre possíveis danos causados a terceiros em colisões ou outros incidentes, sendo considerada indispensável para qualquer tipo de veículo de carga.

Além disso, é comum e indispensável contratar também pacotes de assistência que incluem serviços como, guincho, chaveiro, troca de pneus, etc.

Todos esses seguros para caminhão podem se tornar grandes aliados na rotina cheia de imprevistos enfrentada pelos caminhoneiros. E representam aquisições muito valiosas, pois proporcionam segurança e qualidade ao trabalho dos caminhoneiros nas estradas.