Ter um ambiente limpo e saber como organizar oficina mecânica é a chave para captar clientes, assim como também para criar uma boa imagem da sua empresa.
Contudo, muitos mecânicos ainda têm dificuldade na hora de manter o seu ambiente de trabalho em ordem entre um conserto e outro. Se este é o seu caso, continue lendo esse artigo e confira algumas dicas que reunimos para organizar sua oficina e elevar a produtividade dos seus funcionários.
1. Como organizar oficina mecânica – Abuse dos recursos digitais
Para começar a organizar a sua oficina mecânica, nada melhor do que recorrer a tecnologia. Atualmente existem diversos recursos digitais como aplicativos, planilhas e checklists que são muitos uteis na organização de estoque e de outros setores da sua oficina.
O uso desses recursos pode auxiliar ainda na redução de custos, bem como de materiais e agilizar a burocracia dentro da oficina mecânica, garantindo uma melhor experiencia aos seus clientes.
2. Use etiquetas
Um dos problemas mais comuns quando se trata de oficina mecânica é a não identificação de ferramentas, peças ou produtos que se usa no dia a dia de trabalho.
Quando se mantém tudo misturado em um só espaço, você perde tempo para identificar cada coisa. E, com isso, pode ainda comprometer prazos de entrega e a produtividade da sua oficina.
Para resolver o problema e garantir um espaço mais organizado, procure usar etiquetas. Ou seja, separe suas ferramentas de trabalho em recipientes e coloque etiquetas identificado o que há em cada um deles.
3. Como organizar oficina mecânica – Demarque o local por atividade
Uma ação fundamental para a efetiva organização do ambiente de trabalho, principalmente tratando-se de uma oficina mecânica, é a demarcação dos locais por atividade. Ou seja, distribui o espaço da sua oficina de acordo com as atividades que ela oferece
Dessa forma você pode manter em cada espaço, todas as ferramentas adequadas e necessárias para tarefas mais especificas. Seja para um conserto de caminhão, ou então para serviços de manutenção, troca de óleo e etc.
4. Mantenha a limpeza em dia
Manter a limpeza em uma oficina mecânica não é fácil, porém isso é essencial não apenas para a organização do ambiente, mas também para passar uma melhor impressão do seu negócio para os clientes, mantendo-o atrativo e bem avaliado.
Por isso, antes mesmo de iniciar o expediente, certifique-se de que toda a oficina, em especial o espaço onde realiza o atendimento direto aos clientes esteja devidamente limpo e organizado.
5. Faça a troca periódica de ferramentas e outros equipamentos da oficina
Sempre que possível, procure verificar quais entre seus equipamentos e ferramentas estão precisando de substituição.
Adotando esta dica, você consegue manter a boa aparência do seu material de trabalho. Além disso, ela também evita que você tenha que paralisar serviços por conta de problemas em alguns destes itens.
6. Envolva os funcionários
Um fator importante em qualquer empresa é o engajamento dos funcionários nas atividades que desenvolvem. Por isso, para que sua oficina seja organizada é necessário que você oriente sua equipe sobre a importância de manter o espaço de trabalho em ordem para a produtividade do negócio.
Outro fator imprescindível é o diálogo entre todos os colaboradores, desde o mecânico até o ajudante geral. Estimule essa interação, pois isto fará toda a diferença na organização e no sucesso da sua oficina.
7. Descarte peças que não usa mais
O acúmulo de peças sem utilidade e de rejeitos é um dos fatores que mais provoca bagunça em uma oficina. Para contornar esse problema, a dica é fazer uma avaliação e descartar peças e outros elementos que já não usa há mais de 12 meses.
Afinal de contas, se você não precisou delas por tanto tempo assim, dificilmente irá precisar agora, não é mesmo?!
Com essas dicas, fica fácil começar o ano contribuindo para a imagem da sua empresa e para a organização da mesma. Coloque-as em prática e veja as mudanças ocorrerem em sua oficina mecânica!