Você conhece e sabe para que serve o eixo cardan?

Para garantir o bom funcionamento dos caminhões bem como evitar contratempos nas estradas, é essencial que o caminhoneiro esteja por dentro de todas as peças para caminhões. E uma que não muitos desconhecem, mas que é importante quando se trata da movimentação do veículo, que é o eixo cardan.

Continue lendo esse post até o final e conheça mais sobre esta peça, para que ela serve, como o eixo cardan funciona e muito mais!

O que é o Eixo cardan

Para quem não sabe do que se trata, o eixo cardan é uma peça formada por dois eixos tubulares, sendo que um fica centrado na fonte motriz do veículo, enquanto o outro foca no eixo de tração. E além dos eixos tubulares, essa peça também é composta por outros componentes como:

  • Luvas;
  • Cruzetas;
  • Dianteiras e traseiras;
  • Ponteiras;
  • Rolamentos;
  • Flanges;
  • Terminais yoke;

Para que serve?

Essa peça possibilita uma variação de ângulo que distribui o peso por igual, garantindo um deslocamento mais estável.

Ou seja, basicamente, o papel do eixo cardan é fazer a transmissão da energia que é gerada pelo motor, para o eixo diferencial e deste para as rodas´.

Segmentos que utilizam o eixo cardan

Geralmente veículos grandes como caminhões, por exemplo, operam com mais de um eixo cardan. E além dos caminhões, outros veículos também utilizam essa peça, como carros, motocicletas, ônibus, entre outros.

O eixo cardan também está presente na área industrial, naval e agrícola.

Como saber se o eixo cardan está precisando de reparos?

Embora sejam peças muito resistentes, os eixos cardans, assim como qualquer outra peça de caminha, se desgastam com o tempo. Com isso, é importante que você tome o devido cuidado para saber como anda o estado dessa peça. Ainda mais se o seu veículo é submetido a grandes cargas.

Basicamente, existem três sinais que indicam a necessidade de uma manutenção no caminhão para avaliar o eixo cardan e, com isso, evitar prejuízos com a troca dessa peça. São eles:

1.    Presença de ruídos

Se durante o deslocamento, você está escutando ruídos no interior do seu caminhão, é muito provável que este seja um sinal de que há folgas em uma das peças que compõem o eixo cardan e que exigem uma revisão técnica.

2.    Vibrações no eixo cardan

Quando não se faz o balanceamento correto no veículo, é possível que ele apresente algumas vibrações no cardan. Mas, além disso, essas vibrações também podem ser um sinal de que esta peça está desgastada. E que você deve levar seu caminhão o quanto antes para um mecânico avaliar.

3.    Folgas

Outro sinal de que o seu eixo cardan está precisando de uma manutenção é a presença de folgas nesta peça. Muitas vezes essas folgas ocorrem devido ao mal-uso do veículo. Ou então por falta de lubrificação adequada ou ainda por ter sido instalado da forma errada.

Por isso, o mais indicado é levar o seu caminhão até uma mecânica para verificar o que está causando essa folga e providenciar o seu reparo.

Gostou do post? Agora já sabe o que é um eixo cardan e para que ele serve? Comente abaixo e nos diga qual a sua experiência com esta peça!!!

Quer ser distribuidor LNG?