Mecânico, quer montar uma oficina mecânica? Veja essas 5 dicas importantes!

Com a falta de oportunidades de emprego no mercado, ter o próprio negócio é sem dúvida alguma uma excelente alternativa. E se você é mecânico e deseja montar uma oficina mecânica, saiba que está no caminho certo, já que esse é um mercado em constante expansão mesmo em tempos de crise no qual vivemos hoje.

Contudo, antes de mais nada é importante mencionar que abrir uma oficina mecânica não é algo que se faz em um único dia.

Para criar um negócio sólido e com potencial de sucesso é preciso, além de vontade e dedicação, muito planejado e conhecimento de mercado.

Existem inúmeros profissionais que, assim como você, um dia tiveram a ideia de montar uma mecânica e hoje estão atuando no mercado e já possuem seus clientes.

Então para fazer a diferença e superar a concorrência, você deve colocar em prática algumas dicas. E nesse post separamos as 5 melhores para quem vai abrir sua primeira oficina. E a primeira delas é:

1.   Como montar uma oficina mecânica – Estude o mercado

Saiba como esta o seu mercado de atuação hoje, quais são as principais demandas do seu público-alvo. E principalmente, o que os seus concorrentes estão disponibilizando em produtos e serviços nesse segmento.

Isso, por si só, já lhe fornecera uma bagagem enorme de informações que irão direcionar seus próximos passos rumo a abertura da sua oficina mecânica.

2.   Crie uma estrutura profissional

Se preocupar com a estrutura da sua oficina deve ser uma de suas prioridades. Por isso, busque um estabelecimento que ofereça um espaço adequado para atender sua demanda.

Além disso, o espaço deve oferecer uma boa área para os seus equipamentos e maquinas, além de garantir que a circulação dos clientes ocorra sem maiores problemas.

Foco também na localização da sua oficina. Nesse sentido, procure escolher um espaço situado em uma área movimentada, de preferencia no centro da cidade. Assim, você terá mais chances de atrais clientes para o seu negócio.

3.   Como montar uma oficina mecânica – Invista em equipamentos modernos

Mesmo que você enquanto mecânico já possua alguns equipamentos e ferramentas de trabalho que utiliza, o ideal é investir em equipamentos novos e mais modernos para qualificar ainda mais o seu serviço. E, com isso, elevar sua produtividade bem como seus ganhos.

Para você que vai montar uma oficina mecânica pela primeira vez, existem algumas ferramentas que não podem faltar, como elevadores, scanners, duplicador de vagas, EPIs entre outras. Por isso, busque um fornecedor de confiança e adquira as ferramentas necessárias para começar o seu negócio com o pé direito.

4.   Não esqueça da documentação

A burocracia faz parte de qualquer negócio. E no ramo de oficina mecânica não é diferente. Por isso, providencie os documentos necessários para montar uma oficina mecânica e elimine as chances de ter problemas quanto a isso no futuro.

Em regra, para abrir uma oficina mecânica, você deve primeiramente fazer um Contrato Social na Junta Comercial do seu município.

Depois deve contactar a Receita Federal para criar o seu CNPJ, bem como ir em busca da SEFAZ para emitir sua Inscrição Estadual, providenciar o alvará e Inscrição Municipal junto a Prefeitura e a aprovação do Corpo de Bombeiros para começar a funcionar.

5.   Quer montar uma oficina mecânica? Invista em atendimento personalizado e divulgação

Para já começar bem com sua oficina mecânica, você deve oferecer um serviço de atendimento personalizado, que foca nas necessidades do cliente e oferece a ele soluções compatíveis com as inovações presentes do mercado.

Além disso, você deve realizar campanhas de divulgação local e na web para chamar novos clientes para o seu negócio. Nesse caso, uma dica barata para quem está começando é apostar em divulgação nas redes sociais. Você também pode criar um site da sua empresa e fornecer informações para o seu público através dessa página.

Com essas dicas, você estará pronto para iniciar o seu próprio negocio e começar uma nova jornada empreendedora e de sucesso com sua oficina mecânica!

Quer ser distribuidor LNG?