Manutenção preventiva no caminhão: Saiba a importância

 

A manutenção preventiva no caminhão é um cuidado essencial tanto para a prevenção de acidentes, quanto para evitar prejuízos em decorrência de falhas mecânicas e danos em peças.

 

Contudo, muitos caminhoneiros ainda negligenciam esse cuidado, pois consideram essa manutenção um desperdício de tempo e dinheiro, o que é um erro.

 

Aqueles que a enxergam da forma correta a importância da manutenção preventiva em caminhões sabem que, na verdade, ela é um investimento assim como uma excelente forma de otimizar tempo e poupar dinheiro, além de garantir a segurança do caminhoneiro e de terceiros, evitando que o veículo apresente falhas na estrada e gere acidentes.

 

Sabendo da importância dessa prática, trouxemos nesse post tudo o que você precisa saber sobre a manutenção preventiva no caminhão. Continue lendo e descubra mais sobre o assunto!

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é basicamente um procedimento que visa estabelecer as condições iniciais do caminhão e assim diminuir as chances de falhas. Ela tem como principal característica ser realizada em Intervalos pré-determinados.

 

Ou seja, esse tipo de manutenção é realizado com determinada frequência, o caminhão apresentando problemas ou não.

 

Esses intervalos podem ser definidos considerando o tempo, bem como as horas de funcionamento ou a quilometragem do caminhão.

Porque fazer uma manutenção preventiva é importante?

Boa parte dos caminhoneiros consideram seu caminhão parte da família. Se você é um deles, deve presar pela boa conservação do seu veículo. E, para isso, realizar a manutenção preventiva no caminhão é essencial, pois evita que o caminhão se desgaste com o tempo e apresente falhas graves.

 

Fazer a manutenção preventiva no caminhão não apenas aumenta a sua vida útil como protege a vida do caminhoneiro e das outras pessoas na estrada, diminuindo o risco de acidentes e prejuízos futuros.

 

Além disso, esse cuidado também pode render algumas vantagens para o caminhoneiro como:

  • Melhora o desempenho do caminhão;
  • Gera economia, uma vez que não será preciso fazer reparo ou troca de peças com frequência;
  • Otimiza o tempo de serviço do caminhoneiro, pois dificilmente o caminhão ficara parado devido a problemas mecânicos.

Além disso, a manutenção preventiva no caminhão é importante também no quesito consumo de combustível, pois veículos que circulam com peças desgastadas consomem mais combustível.

 

O que pode acontecer se o caminhão não tiver com manutenção em dia?

Além de ter mais chances de causar acidentes, um caminhão que não passa por manutenção com frequência pode precisar de manutenções corretivas mais caras e com uma frequência maior.

 

E isso pode representar um grande prejuízo, pois como todo caminhoneiro sabe, as peças para caminhões não são baratas e pequenos problemas que poderiam ser resolvidos cedo, podem culminar para a troca de muitas peças.

 

Outro ponto a ser levado em consideração é que manter o seu caminhão em boas condições de uso é uma obrigação prevista em Lei. Segundo a Legislação brasileira, o motorista que for pego com alguma irregularidade mecânica ou elétrica no automóvel deve pagar uma multa de cerca de R$200,00. Inclusive, ele pode até mesmo ter o veículo apreendido.

 

Então, compreendeu a importância de fazer manutenção preventiva no caminhão e como ela pode te poupar de muita dor de cabeça no futuro? Então não deixe de investir nos cuidados com o seu grande parceiro e procure uma mecânica agora mesmo!

Quer ser distribuidor LNG?