A importância da manutenção preventiva em caminhões

Muito mais do que um recurso de trabalho, o caminhão é algo que faz parte da rotina de muitos caminhoneiros. Mas, com o tempo é comum que peças acabem se desgastando, o que compromete o desempenho do caminhão. Nesse sentido, vale ressaltar a importância da manutenção preventiva em caminhões.

 

A verdade é que alguns caminhoneiros veem esse tipo de cuidado como um custo desnecessário. Ou simplesmente acreditam que trocar uma peça apenas quando ela estraga ou resolver problemas fazendo “gambiarras” no seu principal instrumento de trabalho é a melhor opção. Mas, pensar dessa forma é um tremendo erro.

 

Isso porque a importância da manutenção preventiva em caminhões não está apenas em impedir que problemas aconteçam quando estiver no meio da estrada. Esse tipo de serviço oferece vários outros benefícios para o caminhão e caminhoneiro.

 

Entenda a importância da manutenção preventiva em caminhões

 

Para quem é caminhoneiro e ainda não entende a importância da manutenção preventiva em caminhões, confira a seguir alguns benefícios que esse cuidado pode oferecer ao caminhão.

 

Reduz custos desnecessários

Fazer a manutenção preventiva em caminhões com certeza sairá mais barato do que se você tiver que gastar fazendo o conserto de danos gerados por conta de peças desgastadas.

 

Isso porque, quando se roda com peças em mau estado de conservação, acaba causando problemas em outras estruturas do caminhão. E isso, eleva o valor do conserto final.

Além disso, rodar com peças desgastada também aumenta o risco do seu caminhão ficar parado no meio da estrada, impedindo que realize entregas e, consequentemente, ganhe dinheiro. E não é isso que você quer, não é mesmo?!

 

Mantem o alto desempenho

Um dos fatores que também justifica a importância da manutenção preventiva em caminhões é que este serviço ajuda a manter o bom desempenho do caminhão.

 

Quando o seu caminhão roda com peças desgastadas, o desempenho dele na estrada acaba sendo diretamente afetado. Além disso, é comprovado que caminhões que rodam com esse tipo de problema, consome mais combustível, o que também gera prejuízos ao caminhoneiro.

 

Diminui os acidentes

A manutenção preventiva ajuda a identificar problemas no veículo antes mesmos que eles se tornem mais graves com o tempo. E isso, contribui para evitar possíveis falhas ou qualquer outro problema que possa gerar acidentes nas entradas.

 

Evita multas

Quem trabalha com veículos de carga e não faz revisões periódicas com certeza é porque não se dá conta da importância da manutenção preventiva em caminhões nesses casos em especifico.

 

Entenda que a Polícia Rodoviária Federal efetua fiscalizações constantes nas rodovias para se certificar de que esse tipo de veículo está rodando nas condições adequadas. E se o seu caminhão for pego em uma blitz e não estiver com a manutenção em dia, você será multado.

 

Conclusão

Portanto, diante de todos os benefícios mencionados acima e que mostram a importância da manutenção preventiva, fica fácil entender que este é um cuidado essencial e que não pode ser negligenciado.

 

Fazer esse tipo de manutenção não apenas trará benefícios ao seu caminhão, como também vai ajudá-lo a se manter ativo no trabalho e garantir novas oportunidades de trabalho.

 

Gostou do post? Você também acha que fazer manutenções preventivas é um cuidado importante? Comente abaixo!!!

Quer ser distribuidor LNG?