5 dicas de como conseguir carga para caminhão em plena crise

A pandemia afetou completamente o dia a dia dos caminhoneiros. E além de todas as medidas de segurança, um dos maiores desafios que boa parte deles tem de enfrentar é descobrir como conseguir carga para caminhão em tempos de crise.

De acordo com a Associação Nacional de Logistica e Transporte de Carga, até o momento o setor teve um recuo de mais e 47%, o que afeta diretamente os profissionais da estrada.

Mas, para ajudar os caminhoneiros que estão tendo que lidar com toda a questão de saúde e também econômica do COVID-19, nós separamos algumas dicas de como conseguir carga para caminhão. Confira!

1.   Como conseguir carga para caminhão em tempos de crise – Negocie o valor dos fretes

A negociação de valores pode ajudar diretamente no aumento de cargas para transportar.

Claro que antes de pensar em negociar, é importante que você faça uma análise das suas finanças. Dessa forma, será possível avaliar quais valores é possível oferecer, mantendo assim uma renda favorável.

2.   Tenha presença digital

A presença digital é uma das dicas de ouro sobre como conseguir carga para caminhão.

Isso porque, através da internet você pode conseguir oportunidades em diferentes locais, segmentos e ainda divulgar os seus serviços com mais facilidade. E existem algumas maneiras de você caminhoneiro fortalecer essa presença, tais como:

  • Publique anúncios sobre os seus serviços em sites como OLX;
  • Tenha um contato profissional no Whatsapp;
  • Utilize as redes sociais para divulgar os seus serviços assim como também para buscar novas oportunidades.

3.   Busque segmentos alternativos

Os segmentos alternativos também são uma das opções para você caminhoneiro conseguir mais cargas. Alguns setores ainda estão mantendo o ritmo mesmo perante a crise, como é o caso do segmento de alimentos bem como de entregas de e-commerce.

Logo, vale estudar quais outros nichos você pode atender, dentro da sua área de cobertura.

4.   Diversifique os seus serviços

A diversificação de serviços também é uma excelente opção para quem está precisando de carga. Por conta da pandemia, algumas modalidades de entrega se tornaram mais populares e podem ser uma boa alternativa.

Por exemplo, vamos supor que você já está habituado a levar cargas soltar no seu caminhão, mas sempre trabalhava para o ramo de alimentos. Já que você tem um caminhão baú a sua disposição, que tal começar a prestar serviços de mudança?

 

5.   Amplie a sua área de atuação

Outra dica sobre como conseguir carga para caminhão é aumentar a área de atuação.

É um fato que com a pandemia, a questão de deslocamento pelo país se tornou complexa. Isso porque, muitas regiões estão totalmente isoladas, ou com várias medidas de proteção por conta do COVID-19.

No entanto, se você fizer um bom planejamento e pesquisa, vai encontrar vários locais com alta demanda por serviços de transporte de carga, mas que podem não estar na sua área atual de atuação. Vale à pena avaliar os custos para expandir o seu serviço, e assim conseguir atender essas demandas mais distantes, mas que podem oferecer uma renda favorável.

Não deixe de colocar essas dicas de como conseguir carga para caminhão em prática assim como aproveite para conferir também outros posts do blog!

Quer ser distribuidor LNG?